Até 27 de outubro de 2026, o quadro público é este: o Supermercados BH iniciou em 14 de outubro a conversão de 114 lojas do Grupo DMA, sendo 103 sob a bandeira Epa e 11 no formato atacarejo Mineirão, todas em Minas Gerais, distribuídas por 19 municípios, com 65 unidades em Belo Horizonte e 10 em Contagem. Para quem fornece para essas lojas, a troca de bandeira não é fachada: cada conversão obriga a revisar sortimento, reposição e disponibilidade em gôndola, e o fornecedor que não acompanhar o cronograma perde espaço na nova configuração da rede.
O que muda quando 114 lojas trocam de bandeira
A operação foi dividida em duas fases. A primeira começou em junho de 2026 e envolveu 45 ativos: 40 lojas, três postos de combustível e dois centros de distribuição, distribuídos por Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rondônia. A segunda fase, iniciada em 14 de outubro, concentra as 114 lojas mineiras e deve concluir a troca de fachada nos dias seguintes, com dez unidades de Belo Horizonte já operando sob a nova marca na primeira semana.
O cronograma em duas fases
O ritmo importa mais do que o total. Uma conversão feita loja a loja permite ajustar sortimento com base no que a unidade realmente vende, enquanto uma conversão em bloco obriga o fornecedor a entregar a mesma grade para todas as lojas e depois corrigir. Como a rede declarou ao Cade que a operação serve para entrar em municípios onde está ausente ou presente de forma incipiente, a grade inicial tende a ser conservadora e a ampliação vem depois, unidade por unidade.
A geografia pesa mais que o número
Dos 19 municípios citados, dois concentram 75 das 114 lojas: Belo Horizonte, com 65, e Contagem, com 10. Isso significa que a decisão de sortimento não pode ser tomada por média estadual. Um item que gira bem na capital pode não girar no interior, e a rede tem incentivo para diferenciar a grade justamente porque está entrando em praças novas, onde o histórico de venda ainda é curto.
| Praça | Lojas | Situação da rede | Implicação para o sortimento | Indicador a acompanhar |
|---|---|---|---|---|
| Belo Horizonte | 65 | Rede já presente, conversão de bandeira | Risco de canibalização entre lojas próximas | Ruptura e venda por metro quadrado |
| Contagem | 10 | Região metropolitana, presença a consolidar | Grade próxima da capital, com ajuste local | Cobertura de SKU e frequência de reposição |
| Demais 17 municípios | 39 | Entrada em praças novas ou incipientes | Grade inicial conservadora, ampliação por loja | Sell-out por loja nas primeiras oito semanas |
A tabela acima separa as três frentes da conversão porque cada uma tem um risco próprio. Na capital, o risco é canibalizar lojas da própria rede; no interior, é errar a grade por falta de histórico; nos dois casos, o indicador que primeiro se move é a ruptura. Acompanhar ruptura antes de acompanhar volume evita concluir que a loja vende pouco quando, na verdade, faltou produto na gôndola.
Belo Horizonte concentra 65 unidades
Concentrar 65 lojas em uma praça cria um efeito específico: a rede passa a competir consigo mesma. Para o fornecedor, isso muda a negociação, porque a decisão de sortimento tende a ser centralizada e o espaço conquistado vale para dezenas de lojas de uma vez. A contrapartida é que um erro de grade também se multiplica, e a correção costuma vir apenas no ciclo seguinte de revisão.
Sortimento e disponibilidade: onde o fornecedor erra
O erro mais comum é tratar a conversão como evento de marketing. Trocar a fachada não muda a operação; o que muda a operação é a revisão de gôndola que vem depois, quando a rede redefine o que cada loja deve ter. Fornecedores que participam dessa revisão com dados de sell-out por loja conseguem manter ou ampliar espaço; os que chegam só com tabela de preço costumam sair da grade.
O segundo erro é ignorar a diferença entre varejo tradicional e atacarejo. As 11 lojas Mineirão operam com lógica de preço e volume, com sortimento mais estreito e giro mais alto; as 103 lojas Epa operam com lógica de variedade. A mesma política de distribuição aplicada aos dois formatos gera ruptura em um e excesso de inventário no outro, e nenhum dos dois aparece no relatório consolidado da rede.
O terceiro erro é medir disponibilidade pelo estoque do centro de distribuição. O que o cliente vê é a gôndola, e a diferença entre estoque disponível e produto exposto é justamente onde a conversão costuma falhar, porque a loja está reorganizando layout e reposição ao mesmo tempo em que recebe a nova grade.
O que medir nas primeiras oito semanas
As primeiras oito semanas definem a grade do ciclo seguinte. Três medidas bastam para saber se a conversão está sob controle: ruptura por loja e por SKU, cobertura de sortimento comparada à grade acordada e frequência de reposição. Se a ruptura se concentra em poucos SKUs, o problema é logístico; se se espalha por categorias inteiras, o problema é de grade.
Vale acompanhar também a diferença entre formatos. Comparar a ruptura das lojas Epa com a das lojas Mineirão mostra se a política de sortimento está calibrada. Quando a ruptura do atacarejo sobe enquanto a do varejo tradicional fica estável, o sinal é de grade larga demais para o formato, e o ajuste deve ser feito por loja, não por rede.
Perguntas Frequentes
A troca de bandeira muda o sortimento de todas as lojas?
Não necessariamente no mesmo ritmo. A rede indicou ao Cade que a operação serve para entrar em municípios onde está ausente ou presente de forma incipiente, o que sugere grade inicial conservadora e ampliação posterior. O acompanhamento deve ser feito loja a loja, não pela média da rede.
Qual indicador mostra primeiro se a conversão deu certo?
A ruptura. Ela se move antes do volume, porque responde à reorganização de gôndola e reposição. Se a ruptura cai nas primeiras semanas e a cobertura de SKU se mantém, o volume tende a acompanhar; se a ruptura sobe, o problema é operacional e não de demanda.
Fornecedor regional perde espaço nesse tipo de operação?
Depende da capacidade de apresentar sell-out por loja. Redes em conversão tendem a centralizar a decisão de grade, o que favorece quem tem dados e desfavorece quem negocia apenas por preço. Não há informação pública sobre manutenção de fornecedores regionais nesta operação.
Como comparar lojas de varejo e de atacarejo na mesma rede?
Separando os indicadores por formato. O atacarejo trabalha com sortimento mais estreito e giro mais alto, o varejo tradicional com variedade. Comparar os dois pelo mesmo número esconde o problema real, que costuma aparecer como ruptura em um formato e excesso de inventário no outro.










